top of page

Afinal o que é a Personalidade?

Foto do escritor: Luana VianaLuana Viana



Cada pessoa é uma pessoa e tem seu jeito de ser. As diferenças em como as pessoas tendem a pensar, sentir e se comportar fazem parte do que chamamos personalidade.

A personalidade se relaciona em como a pessoa tende a pensar, sentir e agir em diferentes situações e ao longo do tempo. Para descrever as pessoas, nós criamos vários adjetivos na nossa língua. Psicólogos usam esses adjetivos para entender como as pessoas diferem entre si. Considerando que existem muitos adjetivos e que muitos deles tem significados parecidos, os psicólogos se perguntavam se os adjetivos poderiam ser resumidos a alguns agrupamentos mais amplos. Por exemplo, gentil, cooperativo e solidário talvez pudesse formar um agrupamento diferente de falante, sociável e extrovertido.

Se você, pegasse todos os adjetivos que descrevem a pessoas e fizessem grupos com adjetivos parecidos quantos grupos você acha que encontraria? Psicólogos já fizeram isso várias vezes e encontraram diferentes respostas, mas a resposta mais comum é que podemos resumir a personalidade humana em cinco dimensões principais. Esse padrão já foi encontrado em mais de 50 culturas e países diferentes, incluindo o Brasil.

O modelo dos cinco grandes fatores da personalidade propõe que as pessoas diferem principalmente em cinco dimensões: a Extroversão, a Agradabilidade, a Concienciosidade e, o Neuroticismo e a abertura a Experiencia. A Extroversão tem a ver com o quanto alguém gosta de ter contato social. Já a agradabilidade indica o quanto alguém busca beneficiar e ajudar outras pessoas. A Concienciosidade tem a ver com o quanto é disciplinado e orientado a alcançar seus objetivos. O nível de instabilidade emocional é representado pelo Neuroticismo e a Abertura a Experiencia indica o quanto a pessoa é curiosa e motivada a vivenciar experiencia novas.

Cada pessoa pode ter níveis diferentes dessas dimensões. Em algumas pesquisas, essas diferenças se relacionaram com a maior propensão das pessoas possuir uma psicopatologia, estar satisfeito com os seus relacionamentos e ter um bom desempenho profissional.

Além disso, diferenças nessas dimensões também se relacionaram com o posicionamento político das pessoas e a mortalidade delas 55 anos depois que as suas personalidades foram medidas. Os traços de personalidade de uma pessoa tendem a ser estáveis ao longo do tempo, principalmente depois que a pessoa atinge a fase adulta. Mas apesar da estabilidade a longo prazo, a personalidade pode sim mudar por várias razoes. Por exemplo, acontecimentos traumáticos, o uso de medicações, drogas e a psicoterapia podem resultar em mudanças temporárias ou duradouras na personalidade.

Alguns traços de personalidade além de estar estáveis ao longo da vida, geram grande sofrimento e prejuízo. Por exemplo, um nível muito alto de neuroticismo indica que a pessoa tende a vivenciar facilmente emoções negativas e uma grande instabilidade emocional. Os transtornos de personalidade englobam condições nas quais a personalidade pode dificultar muito a relação com as outras pessoas, o controle das próprias emoções e o alcance das próprias metas.

A personalidade é formada a partir de várias coisas, como predisposição genética, nível de exposição a substancia durante a gestação e toda as nossas experiencias ao longo da vida. Então embora suas principais características sejam normalmente estáveis ao longo do tempo. Alguns detalhes da sua personalidade vão se modificando conforme você vive novas experiencias. É essa combinação de várias combinações, de várias dimensões da personalidade que fazem de cada pessoa um ser complexo e único no universo.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post

A tal da Psicologia!

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

©2022 por Luana Andrada Viana. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page