top of page

Paralisia do Sono

Foto do escritor: Luana VianaLuana Viana


Você já teve a sensação de ter sido visitado no seu quarto por uma entidade como um demônio ou um alienígena na calada da noite? Se sim é provável que você tenha vivido uma paralisia do sono ao invés de uma visita do além.

Durante o sono REM, uma fase do sono no qual costumamos sonhar, o seu corpo tende a ficar paralisado, com exceção de partes do corpo como coração e pulmões. Isso evita que você se mexa demais durante um sonho mais agitado e acabe se machucando.

Só que quando você está começando a dormir, ou acabando de acordar, pode ser que o seu cérebro se torne consciente antes do seu corpo sair do estado de paralisia no qual estava e assim você pode acabar vivenciando uma paralisia do sono. Durante ela, é comum que movimento musculares voluntários fiquem inibidos, ou seja, pode ser difícil se mexer.

Muitas pessoas também sentem uma pressão no peito e dificuldades de respirar, o que pode dar a impressão de que tem algo meio bizarro em cima de você. É comum a sensação de que algo maligno está por perto, tal como um alienígena, um espirito, um demônio, ou uma ligação do setor de telemarketing de uma empresa. Essa sensação pode evoluir para uma alucinação, e aí pode ser tipo um filme de terror mesmo.

A paralisia do sono ocorre em pessoas saudáveis, e não costuma ser prejudicial, mas ela surge mais facilmente em pessoas vivenciando problemas de estresse, ansiedade, uso de substancia ou transtorno do sono como a narcolepsia. Pessoas diagnosticada com transtorno do estresse pós traumático ou transtorno do pânico têm uma chance aumentada em viver uma paralisia do sono. O que reforça a ideia de que essas experiencias pode ter muito mais a ver com o cérebro das pessoas do que sobre entidades sobrenaturais.

A paralisia do sono ocorre entre pessoas de mais de 100 culturas diferentes e a sua interpretação varia a depender da cultura. O que seria interpretado como um encontro com uma bruxa em um país da Europa na idade média, seria provavelmente visto como um encontro com um alienígena nos EUA das últimas décadas.

A depender do momento histórico e da cultura na qual as pessoas vivem, a tendencia é que os relatos das experiencias delas durante a paralisia do sono sejam mais parecidos entre si do que em relação a pessoas vivendo em outras épocas e culturas.

A chance de você viver uma paralisia do sono diminui caso você consiga manter uma rotina regular de horário para você dormir, durma antes de meia noite e reduza o consumo de substancias como o álcool e o café. durante o episódio, não tem muitas opções além de esperar passar mesmo já que ele costuma durar pouco.

Uma coisa que também pode ajudar a quebrar a paralisia é você tentar mexer os músculos pequenos como os que controlam um dos seus dedos. Existem também relatos de pessoas que experiencias positivas durante a paralisia do sono, especialmente quando ocorre uma alucinação vestíbulo-motora na qual a pessoa pode ter uma sensação ilusória de movimento, tal como o de estar levitando.

Muitos cientistas acreditam que a paralisia do sono provavelmente está por detrás de vários relatos de encontros com bruxas, espíritos, demônios, e mais recente, alienígenas. Não tão surpreendente, esses encontros tendem a ocorrer sob condições muito parecidas e propicias: quando a pessoa está em um ambiente escuro, cansada, estressada e sonolenta.

A paralisia do sono não seria uma explicação apropriada para alguns relatos envolvendo pessoas que não estavam nesse tipo de situação. Outras explicações, como as que se baseiam na falsa memoria, fazem mais sentido para esses casos.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

A tal da Psicologia!

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

©2022 por Luana Andrada Viana. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page