top of page

Procrastinação

Foto do escritor: Luana VianaLuana Viana


Quase todo mundo enrola para terminar as coisas. Mas mesmo que pareça inofensiva para alguns a Procrastinação pode ser um problema pra muitos que gostariam de ser mais produtivos.

Procrastinar significa adiar intencionalmente o início ou termino de alguma coisa que você ia fazer apesar de saber que essa pode não ser a melhor decisão. Ela é uma forma evitativa de enterrar o estresse que tende a piorar a situação a longo prazo. Um dos principais fatores que levam a alguém procrastinar é o quão desagradável é aquilo que precisa ser feito.

Outro fator, é o quão distante no futuro a pessoa se beneficiaria de fato por fazer aquela tarefa. Quanto mais distante estiverem os benefícios, maior tende ser a procrastinação. As pessoas procrastinam a muito tempo já, mas tudo indica que desde da revolução industrial, temos procrastinado cada vez mais.

Embora consigam se sentir melhores no presente, a longo prazo procrastinadores se estressam mais, tiram notas mais baixas e podem ter uma saúde pior do que as pessoas mais disciplinadas. A procrastinação pode custar mais caro também. Uma pesquisa indicou que em média, os americanos gastaram 400 dólares a mais do que precisavam em 2002 por enrolarem para fazer suas declarações de imposto e cometeram mais erros em decorrência disso.

Todo mundo procrastina, mas nem todo mundo é um procrastinador. Alguns dados indicam que cerca de 20% das pessoas são procrastinadores crônicos. Essas pessoas sofrem grandes prejuízos por procrastinarem nos estudos, no trabalho e nos relacionamentos. Essa tendencia a procrastinar costuma ser estável ao longo do tempo.

Em parte, essa estabilidade pode estar ligada a fatores genéticos, já que gêmeos idênticos tendem a ser mais parecidos entre si do que gêmeos fraternais quanto a propensão a procrastinar. Se você quer procrastinar menos aqui vão algumas dicas:

1. Uma coisa importante é tirar da cabeça a ideia de que você precisa estar com vontade de fazer algo para fazer algo. Não nos sentimos bem o tempo todo, mas podemos fazer o que precisamos mesmo assim. você pode aprender a dar menos importância para os seus sentimentos na hora de fazer uma tarefa. Não vai ser tão agradável quanto assistir um filme, mas vai te ajudar a alcançar metas mais importantes a longo prazo.

2. Se você tem uma tarefa complicada para fazer, tente dividir em partes menores e mais simples. Por exemplo, se você precisa entregar um trabalho grande, divide ele em várias partes pequenas que você poderia começar a fazer agora e faça a primeira e mais simples dela. Assim você pode progredir aos poucos na tarefa. Isso pode fazer você se sentir bem e te motivar a continuar progredindo. Você pode se dar um prêmio por cada progresso que alcançar como uns descansos de alguns minutos, o que também pode incentivar a sua produtividade se você usar o bom senso.

O seu ambiente de trabalho também é importante. Ter o seu e-mail aberto em um computador ou um celular conectado na internet enquanto tenta realizar uma tarefa pode diminuir sua produtividade. Se você acha que é um procrastinador crônico, buscar ajuda psicológica pode ser uma boa ideia.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

A tal da Psicologia!

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

©2022 por Luana Andrada Viana. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page